Fabricamos retentores em medidas especiais e de linhas que matemos em estoque. Nitrílica e Viton e silicone são os materiais utilizados na fabricação.
A área entre o vértice de vedação e o eixo é a mais importante. O efeito de vedação é realizado pela pressão do lábio do retentor sobre o eixo, uma vez que o diâmetro interno do retentor é menor do que o diâmetro do eixo. A mola circular garante uma pressão constante e mantém a força radial do retentor sobre o eixo, nivelando o vértice do retentor a uma largura definida. Na parte inferior desde o vértice se forma um filme de fluído, com uma espessura entre 01 e 03 µm e que é necessário para se evitar perdas. O menisco, como é chamado este filme, é a interface entre o lado do ar e do fluido a ser vedado. Uma interrupção do menisco poderá ocasionar perdas. Isto poderá ocorrer se o eixo tiver arranhões, ranhuras ou imperfeições na área em que o retentor atuará.
O acabamento da superfície do eixo é o principal parâmetro para uma eficiente vedação e para se obter uma maior vida útil do retentor.-----Basicamente a dureza do eixo pode aumentar com o aumento da velocidade periférica. De acordo com a norma DIN 3760 a mínima dureza requerida para a superfície do eixo onde atua o retentor deverá ser de 45 HRC. Com uma velocidade periférica de 4 m/s aa dureza do eixo deverá ser de 55 HRC e para 10m/s de 60 HRC.
A lubrificação também é muito importante. O acabamento superficial como especificado pela norma DIN 3760 deverá ser de R=1 até 4 µm. Rugosidades superiores a cima especificadas podem causar alto atrito, altas temperaturas. Defeitos nos equipamentos e eixos com marcas ou ranhuras devem ser evitados.
A constancia de pequenos defeitos podem ser suficientes para aumentar a espessura do filme, e eventualmente romper o menisco e causar vazamentos na vedação. Também é importante se evitar trabalhos nos eixos que deixem marcas espirais ou ainda marcas de retíficas, pois estas podem causar um efeito de bombeamento e em conseqüência vazamentos.
Os materiais mais empregados na confecção de eixos são aço temperado. Sendo que a tolerância deverá ser h11 de acordo com a norma ISO e UNI-6388-68 (ver tabela abaixo).
A melhor condição de trabalho é tendo o eixo rotativo perfeitamente centrado e concentrico com o eixo do retentor. Obviamente isto não é possível e alguma excentricidade é inevitável. Por esta razão o lábio de vedação deve compensar esta anormalidade. Quanto maior for a rotação menor deverá ser a excentricidade permissível que pode ser compensada pelo lábio de vedação, porque a inércia do lábio de vedação previne contra os consecutivos movimentos do eixo. Por esta razão é aconselhável instalar o retentor imediatamente adjacente ao rolamento para se reduzir ao mínimo o jogo axial do eixo.
A lubrificação é um item muito importante para um bom funcionamento do retentor. O lábio vedante, na verdade, não desliza diretamente sobre o eixo mas sim num filme de óleo chamado de menisco. A espessura do menisco, normalmente, fica na faixa entre 1 e 3 µm, mas é influenciado por alguns fatores como a viscosidade do óleo, o acabamento da superfície do eixo e a carga radial do retentor.
As primeiras horas do operação são chamadas de “tempo de acomodação”. Isto é necessário não somente para a formação do menisco como também para nivelar a aresta de vedação. Durante este tempo limitado é possível que se tenha algum vazamento.
A lubrificação adequada reduz fortemente o atrito entre o lábrio de vedação e o eixo e também age como um resfriador para o calor gerado por este atrito.
Mantida a redução da temperatura causada pelo atrito, a expectativa de vida do retentor será alcançada. Quando tiver necessidade de vedar fluidos com capacidade de lubrificação pobre (água e soluções aquosas), os retentores dos tipos com lábios duplos de vedação (AS, BS ou CS), devem ser usados. Neste caso, esteja certo de preencher o espaço entre dois lábios com graxa. O calor gerado pelo atrito também depende da velocidade periférica do eixo.
O atrito não somente pode danificar o material do lábio mas também pode causar uma perda de potência a qual será muito significante se a potência a ser transmitida for baixa.
Fabricação própria, com toda a infra-estrutura necessária: projetista, laboratório, ferramentaria, usinagem, etc.
Profissionais técnico-qualificados para acompanhamento, desenvolvimento e solução de eventuais problemas e/ou dúvidas quanto a especificação e montagem de vedações.